domingo, 29 de julho de 2007

Estética controversa

“ (…) costumava, com frequência, subir silenciosamente até ao quarto trancado, abrir a porta com a chave que trazia agora sempre consigo, e, com um espelho, ficar em frente do retrato que dele fizera Basil Hallward, olhando ora o rosto maligno e envelhecido da tela, ora o jovem rosto formoso que lhe devolvia o sorriso na superfície polida do espelho. A nitidez do contraste estimulava a sua sensação de prazer. Sentia-se cada vez mais enamorado da própria beleza, e cada vez mais interessado na corrupção da sua alma. Costumava perscrutar com um cuidado minucioso, e às vezes com um gozo monstruoso e terrível, as rugas hediondas que vincavam a testa engelhada, ou que contornavam os lábios grossos e sensuais, interrogando-se por vezes quais seriam os mais horríveis: se os estigmas do pecado, ou os da idade. (…)”


“Por vezes, ouve-se dizer que a Beleza é apenas superficial. Talvez seja. Mas, ao menos, não é tão superficial como o Pensamento. Considero a Beleza a maravilha das maravilhas. Só os fúteis não julgam pelas aparências. O verdadeiro mistério do mundo é o visível, e não o invisível.” Estas frases surgem ainda no início da obra O Retrato de Dorian Gray e vão influenciar o protagonista ao longo do seu percurso. A obra inicia-se com um quadro que reflecte toda a existência vital do jovem Gray, um quadro que funciona como um espelho. No entanto, progressivamente, o quadro vai envelhecendo, mostrando quer o passar dos anos, quer a corrupção da alma de Gray que, pelo contrário, se mantém sempre jovem, como se o quadro adquirisse vida própria ou tivesse mesmo “roubado” essa vida ao protagonista que lhe servira de modelo. No curto excerto que analisamos, é perceptível que neste romance se aliam as preocupações estéticas com os paradoxos morais, numa reflexão cuidada sobre o envelhecimento, o prazer, o pecado e o castigo.
Apresenta-se aqui, deste modo, a questão da representação. Com a representação abrange-se uma segunda presença da realidade conhecida (como o próprio conceito representar já indica), pois compreende toda a estrutura da vida psíquica (sensações, percepções, imagens, ideias…). A representação confere, nesta medida, um novo modo de ser, liberto das determinações e limites com que se apresentava na natureza, no seu estado original, primário. Assim, como diria São Tomás, a representação adquire uma nova perfeição na medida em que pode contemplar, inscrita em si mesma, toda a ordem universal e suas causas. Para que a representação atinja o efeito de perfeição pretendido, é necessária uma reciprocidade de acção e reacção entre dois pólos: o sujeito e o objecto. O que se terá passado no caso deste romance foi uma reciprocidade demasiado forte (quer por parte do pintor, que fez desse quadro a sua obra-prima – “Um sonho de forma em dias de pensamento.” -; quer por parte do modelo, o jovem Dorian, que vê nele o seu espelho e o admira apaixonadamente), acabando o retrato por ganhar vida, por se tornar também ele sujeito. Mas torna-se necessário explicitar um pouco melhor a ideia de segunda presença já acima referida: só existe representação de alguma coisa invisível ou ausente; e alguma coisa invisível ou ausente só pode ser conhecida como tal se e na medida em que for devidamente representada. Existem, portanto, dois tipos de presença: a presença directa e efectiva que assinala e garante a presença de outra coisa que em si mesma está ausente; e por outro lado a presença indirecta e mediata que está assegurada e garantida pela primeira. Mas como saber que um conhecimento meramente representativo e, portanto, indirecto, é verdadeiro, isto é, corresponde à verdade em si mesma? O retrato de Gray deixou de ser apenas indirecto, acabou por se verificar uma mútua ralação vital entre a presença directa e efectiva e a presença indirecta e mediata; embrenharam-se, confundiram-se. O retrato ganha vida, torna-se, como Gray afirma, o rosto da sua alma. É sujeito activo da vida do sempre jovem Dorian: apodera-se das suas feições e rouba-lhe todas as modificações de que seria vítima com o passar do tampo, envelhecendo em vez de Gray e revelando toda a sua decadência interior, como um diário escrito de forma mágica. Como diz Dorian Gray: “(…) Continha o segredo da sua vida e revelava a sua história. Ensinara-lhe a amar a sua própria beleza. Ensinar-lhe-ia a odiar a própria alma? (…)”. Na verdade, a observação do quadro resultava para Gray numa sensação de prazer, numa comparação desmedida entre o rosto belo da obra de arte em que se tornara e dos estigmas de corrupção que o retrato revelava como uma sátira. Mantinha o seu rosto imaculadamente perfeito mas o retrato anunciava as cicatrizes do tempo e do pecado. Mas o prazer que tal visão e até mesmo estudo minucioso lhe provocava nada tinha de catártico; pelo contrário, mostrava-se um prazer desumano, assombroso, que em vez de o libertar do pecado o divertia, o levava a permanecer nele, continuando a existir apenas no “mundo visível”. Este retrato não pode, por isso mesmo, ser uma mimesis, uma imitação do real, do Dorian Gray enquanto Dorian Gray, jovem e inocente; pois, para além de tomar vida própria e de se tornar numa segunda presença, o fim da imitação, como nos diz Aristóteles, é o prazer, um prazer de natureza catártica, prazer que provoca a purgação e a purificação das nossas emoções, das nossas paixões, contribuindo decisivamente para a reposição de um estado de equilíbrio interior do homem. Ora, não se verifica purificação de género algum em Gray, nem o retrato permanece apenas uma simples imitação do real, portanto deixa-se de parte a ideia de mimesis aceitando-se apenas a ideia de representação, da segunda presença já referida anteriormente.
Mas qual a justificação de um quadro que está em constante mudança? Será a mudança mais importante e digna no mundo da arte do que o que permanece sempre idêntico? Sem dúvida: “O que a arte realmente espelha é o espectador, não a vida.”. É por esse motivo que o retrato de Gray está sempre em mutação, porque espelha o seu espectador (emoções, sensações, ideias…), constituindo a mutabilidade que torna uma obra única e verdadeiramente artística. A moralidade da arte consiste no uso perfeito de um meio imperfeito. O vício ou a virtude são, deste modo, para o artista apenas matérias de arte. A arte tem como único objectivo, pois, a admiração, admiração esta que Gray valoriza de forme incontestável. É esta a justificação para algo inútil como o é a arte: a admiração e a dádiva da mudança constante, porque o que interessa mesmo é o que muda e não o que é imutável. Todas as mudanças ocorridas enigmaticamente no retrato são, pois, fruto da paixão exacerbada de Gray pela pintura, pelo retrato que se torna um espelho do seu interior.

Vanessa Mendes Martins, aluna do 3º ano da Licenciatura de Filosofia da U.B.I. Trabalho realizado para a disciplina de Estética

quinta-feira, 26 de julho de 2007

domingo, 22 de julho de 2007

Quanto vale imaginar?

Imaginem uma escola onde exista um universo de disciplinas de livre acesso. Imaginem que são os próprios alunos a escolherem as disciplinas. Imaginem que são os alunos a recrutarem os próprios professores. Imaginem uma escola onde não se chumbe por falta de conhecimento teórico, mas onde se pode chumbar unicamente por plágio teórico. Imaginem um curso onde se atrai a livre individualidade do nosso pensamento. Imaginem poder fazer uma frequência sem usar papel ou caneta, e onde a transmição do saber era traduzida através de uma única fotografia tirada para esse efeito. Imaginem estudar anatomia e logo a seguir piano. Imaginem uma escola onde a proprina era paga com o trabalho que se faria na própria instituição, hoje servia no bar, e vendia os pães que os meus colegas teriam feito durante a noite, venderia o sumo de laranja e de pêssego que os meus colegas plantaram há 10 anos atrás. Imaginem um país que não necessitava de investimentos do estrangeiro, pois os seus habitantes se auto-sustentavam com a sinergia criativa que o conhecimento da universidade lhes proporcionou. Imaginem um país com menos de metade das escolas que possui. Imaginem...o que quiserem.

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Shakespeare et Montaigne

Exclusivamente, esta semana, apresentamos uma investigação de
Rui Bertrand Romão, um professor da nossa "Faculdade de Filosofia" da U.B.I

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Bocc – Biblioteca on – line de ciências da comunicação. Lugar de algum interesse nas diversas áreas académicas. Da Filosofia à Fotografia, aqui encontra-se um interessante numero de dados que buscam o ideal universal, o conhecimento. Da U.B.I para o mundo, aqui.

O RepositóriUM (https://repositorium.sdum.uminho.pt) recolhe, preserva e distribui documentos digitais resultantes das actividades de investigação da Universidade do Minho (U.M.). Aqui pode-se encontrar artigos, working papers, preprints, relatórios técnicos, comunicações a conferéncias e conjuntos de dados em vários formatos digitais.

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Carta Aberta

Olá,

Actualmente o aquecimento global é um problema eminente e um desafio a enfrentar.

Porque todos devemos ajudar e assumir responsabilidades a Ben & Jerry’s em conjunto com o pesquisador polar Marc Cornelissen e a organização WWF uniram-se e desenvolveram o projecto: “Climate Change College”.

A On Spot Marketing é uma agência de Marketing que trabalha com marcas com interesse no target dos estudantes universitários. Estamos a levar a cabo este projecto juntamente com a Ben & Jerrys o “Climate Change College”.

Este projecto direccionado para AE’s, Núcleos e grupos de estudantes tem, como objectivo sensibilizar a comunidade estudantil para a problemática do aquecimento global e dos pequenos gestos e atitudes que podem ser feitos por cada um de vocês no dia-a-dia para diminuir este flagelo.

O “Climate Change College” tem como objectivo alertar os jovens entre os 18 e os 30 anos para a problemática do aquecimento global sensibilizando e inspirando os mesmos a passar à acção na luta e defesa do planeta.


Para informações mais detalhadas por favor consultem o site:

http://www.climatechangecollege.org/ ou http://www.benandjerry.pt/


Enviamos para a Associação Académica UBI um kit de apresentação do projecto “Climate Change College”. Junto deles podem saber mais informações sobre o projecto.


Envio-vos em anexo uma apresentação do projecto


Gostaríamos que o divulgassem.


Saudações Académicas

Suzana Iglésias Neves

Gestora Operacional de Projectos
On-Spot Marketing
Rua da Piscina – Lote 19; Loja A 1495 – 151 Algés
Tlf.: +351 214 134 741 /2 Fax: +351 214 134 745
URL: www.on-spot.net
e-mail: suzana.neves@on-spot.net

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Gadamer, na obra "Verdade e Método"

“A Linguagem não é somente um dentre muitos dotes atribuídos ao homem que está no mundo, mas serve de base absoluta para que os homens tenham mundo, nela se representa mundo”.
(Gadamer – A Virada Ontológica da Hermenêutica no fio condutor da Linguagem)
"Pode dizer-se: sem a linguagem não podemos comunicar? Isso soa como se houvesse comunicação sem linguagem. Porém o conceito de linguagem repousa sobre o conceito mesmo de comunicação".
-(Wittgenstein - Os Cadernos Azul e Marrom)





Gadamer, na obra “Verdade e Método”, percebera que a tradição não podia apoiar-se nas interpretações metafísicas da razão. O ser humano esclarecido só tinha, como participante da tradição (que é algo vivo, devendo sofrer alterações e ser unificada), uma interpretação das próprias condições históricas que, vindas da tradição o determinam. O filósofo tenta, deste modo, salvar a substância da tradição por meio de uma apropriação hermenêutica. Pretende mostrar como é que a razão deve ser recuperada da historicidade do sentido, constituindo-se a tarefa hermenêutica, como a auto-compreensão que o indivíduo alcança como participante e intérprete da tradição histórica. A principal tarefa do intérprete é descobrir a pergunta a que o texto vem dar resposta, isto é, compreender um texto é compreender a pergunta. Um texto acaba por ser um acontecimento, ao ser actualizado na compreensão, que representa uma possibilidade histórica. Ao entendermos a pergunta colocada pelo texto, fizemos já perguntas a nós próprios e, por conseguinte, abrem-se novas possibilidades de sentido.
A fusão do horizonte (a conexão e a relação entre as diferentes culturas abrem novos horizontes tanto a nível comercial como político) é inconcebível sem a intervenção da linguagem. Para Gadamer o problema da linguagem constitui o tema central da sua filosofia hermenêutica. Esta já não é considerada como uma teoria, mas o próprio meio de interpretação, cujo foco não é expresso em termos de uma compreensão da existência, mas sim em termos da compreensão da linguagem. A própria natureza do homem tem de ser definida como sendo linguística: “ele existe, respondendo com palavras, aos apelos do ser”. A linguagem revela-nos o mundo, o espaço que rodeia e une os participantes, num “jogo” em que entram os seus preconceitos. “Da relação da linguagem com o mundo, provém a sua realidade específica. As realidades entram na linguagem”. O seu carácter universal consiste no seguinte: “não é o reflexo de algo adquirido, mas o aparecimento na linguagem de uma totalidade de sentido…o ser que pode ser compreendido é a linguagem”.
A linguagem é o acto de comunicar que serve a expressão do pensar e do sentir, manifestando-se através da oralidade, da escrita, do gesto e da visão, tendo a língua como acesso. “A linguagem permite-nos criar mundos”.”A linguagem humana adopta-se ás finalidades mais vastas e complexas. Através dela, o homem é, de facto, capaz de captar e dar forma a toda a realidade”. Em toda e qualquer acção da sua vida o homem está a utilizar a linguagem nas manifestações de choro, carinho, sexo, etc. Desde que nasce tem tendência por hereditariedade apreender e assim manifestar o que se passa á sua volta, falando e actuando como os seus iguais. Dotado de uma inteligência superior e supremacia em relação aos outros seres, o homem desenvolve mecanismos de comando, onde ele é o dominador, “comandante” dos destinos do mundo. A sua superioridade tem levado o planeta quase ao “caos”, desenvolvendo armas poderosas que tem mudado e continuam a mudar partes da história universal (armas de destruição massiça como a que devastou Hiroxima). Podemos ver o que Hitler fez na 2ª guerra mundial, dizimando um povo quase na totalidade, educando a raça ariana como sendo a superior. Pela sua insanidade, quis ser senhor do mundo.
É através da linguagem que o homem move esforços na resolução de problemas graves que afligem a humanidade (combate á fome; à pobreza…) sendo apenas possível na relação interpessoal entre os países.
Em jeito de conclusão é pertinente afirmar que “falar uma língua é, a todo o momento comprometer-se, assumir obrigações, encontrar argumentos que devam convencer, etc.”. A linguagem é esta unidade de acção e normatização, numa interacção comunicativa, e aí, novamente se revela a força e o mistério da sua riqueza. Com toda a pratica colectiva, a linguagem é uma instância da experiência humana em que o social e o individual se insere e se reiteram um no outro. Assim, falar é agir, compreender, estar presente perante os outros, comunicar, mas também ouvir e, é neste ponto que residem as características linguísticas e a linguagem.


Diana Patrícia Ribeiro Sampaio, 3º Ano Filosofia - UBI. Trabalho realizado para a disciplina de Filosofia Contemporânea II

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Universidade do Minho

Comunidade Académica com preços especiais na aquisição de portáteis

Alunos, professores e funcionários da Universidade do Minho podem adquirir um computador portátil com custos bastante mais reduzidos em relação ao preço de mercado.

As facilidades de aquisição de equipamentos portáteis resultam das negociações e da assinatura de um protocolo de cooperação entre a Universidade e várias marcas de computadores. A sessão de assinatura do documento decorreu no dia 7 de Junho, no Restaurante Universitário do Campus de Gualtar, em Braga.
Com a assinatura deste documento as empresas Acer, ASUS, LG e Siemens comprometem-se a assegurar condições especiais para a aquisição de diferentes equipamentos, com preços que variam entre os 500 euros e os 2.000 euros
A Universidade do Minho visa, desta forma, promover a utilização de computadores portáteis com ligação sem fios à rede e-U, um objectivo é considerado prioritário no processo de introdução de novas metodologias de ensino/aprendizagem.
Será também facilitado o acesso de toda comunidade da UMinho a um sistema de crédito especial, com taxas de juro muito baixas. Este sistema de crédito resulta de uma parceria com a Caixa Geral de Depósitos.
Neste contexto, os Serviços de Acção Social estão a proceder à alteração da rede eléctrica dos Restaurantes e Cantinas Universitárias (em Braga e Guimarães) para facilitar a ligação dos computadores pessoais à rede de energia. Desta forma, estes espaços poderão também ser utilizados como sala de estudo entre as 9h e as 12h, e as 15h e as 19h.

CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE 1 BOLSA INDIVIDUAL


No âmbito da Unidade de I&D Nº 738 - INSTITUTO DE FILOSOFIA PRÁTICA, cujo Coordenador Científico é o Prof. Doutor José Manuel Boavida Santos:

Requisitos gerais:- Licenciatura em Filosofia

- Bons conhecimentos de línguas estrangeiras

Requisitos especiais:

- Interesse pelas áreas de trabalho da Unidade de Investigação & Desenvolvimento (Fenomenologia, Ética e Filosofia Política)

Duração da bolsa: 1 de Setembro a 31 de Dezembro de 2007, eventualmente renováveis.Valor mensal da bolsa: 745 euros

Período do concurso: As candidaturas (CV e comprovativos das habilitações exigidas) deverão ser enviadas para Professor José Manuel Boavida Santos, pelo correio, ou entregues no Conselho Directivo da UCP de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior, Rua Marquês de Ávila e Bolama, 6201-001 - Covilhã, de 29 de Junho a 13 de Julho de 2007, ou para o e-mail: jmssantos@iol.pt.

Informações: 275319832 ou ext. 3125; 275319835 ou ext. 3408.Esta bolsa é atribuída com base no Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade da Beira Interior, aprovado pela FCT e ao abrigo da Lei N º 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica).

Convite


quinta-feira, 5 de julho de 2007

WABI SABI: O sentimento estético japonês

O wabi ­ – sabi é a característica mais concupiscente e mais distintiva que se pode entender do conceito de beleza na estética japonesa tradicional. Ocupando no papel estético japonês o mesmo que para nós no Ocidente representa as ideias gregas de beleza. Estes dois termos, wabi e sabi, surgem da visão nihilista Zen do Universo onde se apresentam os ritmos da natureza, considerando-se uma apresentação intuitiva da beleza do mundo físico que se reflecte irreversivelmente no mundo espiritual. O termo wabi, ligado aos sentimentos, literalmente significa melancólico, triste, modesto, solitário, desiludido, calmo. Trata-se de um termo relacionado com o espaço e é uma construção filosófica subjectiva. Sabi pode significar velho, sereno, antigo, maduro, estando relacionado com as características que um objecto possui. É um ideal estético relacionado com os eventos temporais, estando ligado aos objectos materiais, à arte e literatura. (objectiva-se).
Durante o séc. X, dinastia Song, o Japão tinha sido invadido pela arte chinesa, profundamente rica nomeadamente no que concerne à arte da porcelana. Um grupo de amadores desta época insatisfeitos com toda aquela invasão deu os primeiros passos no que mais tardiamente viria a ser o que se considera uma simbiose entre homem e natureza, o wabi sabi, vulgarmente divulgado por estas três máximas: nada é perfeito, nada é duradouro, nada é permanente. Tudo é mutável. Esse grupo de amadores literários pretenderam que o seu trabalho, ao contrário da China, se apresentasse como uma arte simples e breve em que existissem amplos espaços vazios (quer na pintura, arquitectura, ou outras artes) de modo a existir espaço para uma libertação mental. O “espaço aberto”, fortemente presente nas pinturas tradicionais, sugere o “infinito” do Universo. A brevidade do wabi sabi prima com a sua intensidade de expressão.
Mais importante que a contextualização histórica desta revolução e o consequentemente surgimento desta estética, é a primazia do respeito na cultura oriental, em particular na japonesa, pela natureza. O taoísmo, a par do budismo, enfatiza no processo de evolução a ligação entre a estética e a religião na qual o homem se apresenta como um fluxo constante e finito de energia. Posteriormente, com o surgimento do Zen, que resumidamente é um ponto de ligação entre o taoísmo e o budismo, a estética japonesa foi profundamente desenvolvida pelos monges Zen e o wabi sabi ficou profundamente ligado à cerimónia do chá e a todas as artes japonesas tradicionais (poesia, caligrafia, pintura, jardins japoneses, jardins zen, bonsai, etc). O traço mais característico de toda a estética é o aprazimento que esta nos dá na contemplação do mais simples objecto advindo daqui um óbvio afastamento do mundo material e de grandes construções: diria que o wabi sabi é a estética do pormenor na ligação entre homem e natureza até o corpo “transmitir” à mente um sentimento de bem-estar em que todos os objectos adquirem um profundo simbolismo. Sen no Rikyu, considerado o grande impulsionador da estética japonesa, apresenta a cerimónia do chá como uma ligação a sentimentos puros e simples: o ambiente deve ser rústico, os objectos devem apresentar sinais do tempo (patina, brilho, textura, rachadelas, …) e as cores dos objectos e do espaço devem ser agradáveis à vista (geralmente beges e negros; cores opacas). O momento da cerimónia é o culminar da simbiose entre homem e natureza: a casa de chá deve estar envolta por um jardim e a altura em que a cerimónia se realiza deve coincidir com o rebentamento primaveril das flores das cerejeiras (árvore com diversas conotações na cultura japonesa) ou com a queda das folhas no Outono. Na parede da casa de chá é habitualmente colocado um quadro rectangular com um poema: inversamente proposicional ao tamanho do poema é a sua complexidade – os poemas na cultura oriental, dentro da corrente wabi sabi, não apresentam mais que quatro versos. (A título de exemplo: “A última folha caiu e a árvore dormirá / E eu sonharei… / A Primavera é amanhã)
Poder-se-á afirmar que esta noção estética japonesa é primariamente desenvolvida no domínio privado e denota uma visão intuitiva da realidade e muitas vezes ambígua. A romantização da natureza e a adaptação do homem à natureza como orgânico que é, denotando a passagem da vida: “para cada ser existe uma estação…”
De modo a criar estes ambientes ricos utilizam-se materialmente elementos orgânicos como a madeira, o ferro, o papel, o barro (cerâmica), etc.
Em conclusão podemos afirmar que a estética entendida sobre este prisma em que não existe uma distinção nítida entre arte e ofício pode ser uma forma de constante aprazimento pela realidade que nunca conseguimos controlar. O nosso bem-estar, físico e mental, provém do aceitar destes ritmos da vida que nos transformam irremediavelmente, não tentando contrariar esta transformação mas aceitando-a e contemplando-a nos pequenos pormenores: do mesmo modo que a natureza se transforma também o homem, ao longo da sua vida, vai-se igualmente mutando.
Metafisicamente a estética ligada ao wabi – sabi sugere o mundo como um universo em constante movimento no qual residem os acontecimentos cíclicos do futuro em potência.
Márcio Meruje, aluno finalista da Licenciatura de Filosofia da U.B.I. Trabalho realizado para a disciplina de -Estética.
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terça-feira, 3 de julho de 2007

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Diga lá Excelência


No passado dia 1 de Julho de 2007, no programa -“ Diga Lá Excelência” que é transmitido na RTP1, e na Rádio Renascença, teve como convidado, - Doutor Seabra Santos, que exerce funções de Reitor da Universidade de Coimbra e Presidente do Conselho de Reitores, onde falou sobre o novo regime jurídico, a fragmentação das universidades e das organizações internas e as soluções que estas têm que desempenhar no futuro. Falou também do problema do Interior, nomeadamente da qualidade das universidade ditas regionais (UBI), um dos ponto mais interessante da entrevista foi o de que, os estudantes por norma escolhem uma instituição pela sua qualidade, e atracção geográfica. As grandes cidades (Coimbra, Lisboa, Aveiro, Viseu, Porto, Braga) recrutam menos estudantes de fora, mas as instituições do interior, a UBI por exemplo recruta 80% de alunos de fora, o que faz crer que os piores alunos vão para o interior, porque as médias são baixas, e o nível de exigência menor.
Interessante ou não, o vídeo está disponível aqui.
Que trabalho tem feito o nosso reitor para que esta tendencia não seja motivo de uma futura descriminação? Pode estar a nossa empregabilidade posta em causa com estas noticias? Enfim...