quarta-feira, 27 de setembro de 2006

(de)mente


Mais um ano que está ai. A rotina repete-se tal como um eterno retorno onde até o mais idêntico se torna diferente. O segredo está na massa, hummm...!!! Estamos a brincar. Mas a falar a sério, o segredo está na mundividência. Já o dizia o nosso caro amigo Platão. Amigos!! convertam o vosso olhar!!. O mundo inteligivel é o mundo sensível, não há qualquer dualismo. Mas o que é o mundo? Será que existe fechado, com um limite? Ou é a possibilidadde infinita de se reinventar a si próprio através da nossa acção numa dialética permanente, transcendente ou imanente e outros tantos entes que são o meio para atingir o ser e a verdade. Pensem, mas pensem não se limitem a passar imagens mentais fornecidas por vivências que não são vossas. Vivam, pensem, ajam, porém coerentemente com o caos incoerente que nos aparece neste mundo de ilusão. Ajam com paz e concôrdia.

2 comentários:

Anónimo disse...

somos uma patologia. somos mesmo, querem provas?
Somos tendências de uma peça decorativa. Somos poetas de uma lixeira que não teme em expandir-se. Estamos num curso que não é um curso, é uma ilusão, ilusão de quem? Dos Deuses, de um Deus, de um livro...? Não, somos pagãos, os nossos deuses, ou, Deus, são o homem. Temos unicamente como exemplo o bem sucedido, o homem que sem o meio pouco digno atingiu o expoente económico, lemos bibliografias de percursos falsos, e pessoas que se julgam Deus, pessoas que nem a capacidade de pessoas o são, são então o quê? Uma patologia do próprio homem, uma imagem e um ser que quer ser aquilo que o medo e ele mesmo o é, estamos perante um único verbo, o verbo "Eu", "eu", "eu","Eu". Deixou e haver pessoas, passou a haver só uma, "EU". Viva a demência, viva a catastrofe, viva o pessimismo, viva a angustia, viva o capitalismo, viva o fascismo, viva os professores que adoptam a cadeira alta, os chamados "chair-man", num mundo assim só possos adoptar uma posição. Não sou vingativo, mas sou criativo. Cuidado. Eu ando aí!

Anónimo disse...

Por outro lado, será que o poder é algo assim tão mau? Um poder atingido com honestidade e em prol dos outros parece-me digno.
Sim, o ser humano é Deus e o conhecimento profundo desta verdade pode levar a dois extremos: o da obediência ou o da rebeldia, o caminho luciferino e o cristão...