quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Porquê a Licenciatura de Filosofia na UBI?

Escrevia eu assim num teste no meu 11ª ano, enquanto que, os meus colegas torneavam constantemente a cabeça à procura de uma resposta, fosse ela barata, ou cara, como se de preço algo se tratasse.
.
Escrevia eu assim: -Porque lhe tenho eu de escrever qualquer coisa?
-Nesse dia, nesse teste desenhei então um cão que ladrava. Há noite, há hora de jantar, bem há sobremesa. Resolvi contar tal episódio à minha pobre diva mãe. Ela, nada disse. Nem pestanejou. Irado comigo mesmo, fugi de casa. Durante, 40 dias.
O cão que ladrava, os meus colegas que torneavam, e a minha mãe, seguiram-me sempre, persistentes, mesmo por entre os caminhos mais inóspitos ao próprio absurdo. Senti meses de frio. E sempre que julgava estar sozinho, um colega me dizia: David me ensina, o cão me ladrava, David sê tu o ensinado, e minha mãe: David sê tu quem aprende. Realmente, nunca estava sozinho! Mesmo quando, decadente, a mim mesmo me perguntei; Porquê, Filosofia!? O cão ladrou,
- Não ladres-
Os meus colegas me disseram, - Nada digas -
.A minha mãe me aconselhou, - Não aconselhes -
Eu disse a mim mesmo,
- Vai... -
.
David Santos, Aluno do 1º ano de Filosofia - Universidade da Beira Interior 2007

1 comentário:

Anónimo disse...

Nem sempre sabemos o que fazer, o que esperar ao virar da esquina... mas é essa ânsia de viver que nos faz despertar o coração... o (não)existir é apenas uma aprendizagem...um olhar para o lado em vez de olhar só em frente, o esprerar um embate em vez de nos desviarmos! o estar apenas acompanhado de ti próprio é que faz de ti um ser reflexivo de ti proprio! continua assim...