sexta-feira, 14 de novembro de 2008

A "nossa luta" é...

O fumo azulado que sai do meu cigarro e se desmultiplica em formas desconexas até desaparecer só encontra paralelo com a imagem desfocada e distorcida que vejo no retrovisor enquanto acelero para longe; não muito, apenas o suficiente para sacudir qualquer suspeita que possa subsistir após o meu raciocínio. Tenho estigmatismo e portanto, estando muito perto das coisas, vejo mal; muito mal. E também, a distância é relativa; não só pelo espaço mas também pelo tempo.Já não há longe nem perto (a bem dizer, nunca houve), ontem ou hoje, quiçá homens e mulheres; há o aqui, o agora e a "malta". Os tempos mudam, as vontades também; mudam as drogas, mudam os motivos. É constante ebulição e dinamismo, ao mesmo tempo belo e misterioso. Os sinais dos tempos são prova disso mesmo. A chave mestra, creio, para se poder pensar "filosoficamente" é uma luta titânica entre a inércia da nossa arrogância e a dinâmica do nosso espírito.É difícil? Sim. É uma luta? Sim; mas não é uma guerra. Isso pressupõe a existência de um adversário, e ao existir, seria eu mesmo! É possível lutar contra mim mas não guerrear-me, isso até dá mais trabalho do que frutos.
A "nossa luta" só faz sentido no plano subjectivo (não confundir com particular), e não numa "reforma do entendimento". Não se iludam, não há por aí meia dúzia de iluminados detentores da verdade e da sabedoria e o resto são coitadinhos ignorantes a olhar para o céu à espera que lhes caia em cima.
A "nossa luta" é reflexo da nossa capacidade cognitiva, da nossa liberdade, das nossas relações. Não somos ideias mas devemos ter ideais.
A "nossa luta" é assumir as dúvidas e ultrapassá-las; que pensamos diferente já todos sabemos mas isso de ficar com "a tua" e eu com "a minha" não é caminho; quando muito é um atalho.
A "nossa luta", meus amigos, é conseguir dar seguimento à herança deixada pelos "espíritos livres" (leia-se filósofos); as armas que tinham? Irreverência, Audácia, Ambição, Inconformismo.
A nossa luta é esta! Que melhor altura senão agora? que melhor sitio que não este?

Aluno de filosofia na UBI

Sem comentários: